terça-feira, 14 de julho de 2015

Higiene Bucal do Bebê

Dias atrás veio em nossa PetiteBox um acessório para ajudar na higienização da boquinha do bebê...e como toda mãe de primeira viagem, vamos pesquisar mais sobre o assunto... 

"Fato interessante esse: desde recém nascido todo bebê recebe os procedimentos higiênicos diários, pois toma seu banho, a mamãe lava e limpa a cabecinha, com os prováveis cabelos, o rostinho, os olhos, as orelhas, o pescoço, debaixo dos braços, a barriga, costas, braços, mãos e pernas, entre os dedinhos dos pés, o bumbum, menina ou menino, os órgãos do xixi. Limpa o nariz. Não faltou nada, não?


Limpar a boca é tão importante quanto todo esse cuidado que se tem com todas as partes do corpo. Só se limpa a boca quando se têm dentes, para prevenir doença cárie e gengivite?

Como prevenir e evitar as doenças bucais, tipo candidíase – plaquinhas brancas na língua, gengiva e bochechas, popularmente chamadas sapinho- que podem acontecer em qualquer idade mas que, também, com freqüência, acometem a boca dos bebes? 

Deve-se portanto iniciar os cuidados com a higiene bucal do bebê desde os primeiros dias de vida, antes mesmo de nascer o primeiro dentinho. O bebê vai experimentar, desde os primeiros dias, a sensação de ter sua boca sendo suavemente manipulada pelo adulto. A além de ser um bom estimulo sensorial, logo ele se habituará com esta ação. A limpeza é conquistada de forma bastante agradável e o resultado é instalação de um hábito que pode garantir a saúde bucal por toda a vida.

Cuidar diariamente da higiene da boca é um dos principais fatores de saúde bucal e da saúde de todo o organismo. A boca é um lugar que se deve limpar sempre, removendo os resíduos alimentares, mesmo que não se tenha dentes. Muitas mães pensam que a higiene da boca só precisa ser feita depois que nascem os dentinhos, mas não: o recém-nascido já deve se acostumar a ter sua boca limpa por quem está cuidando dele.

Bom lembrar que a boca é extremamente importante para o bebê: através dela, ele conhece o mundo. Observe como ele leva tudo à boca – no começo, o seu tato é principalmente bucal. Também sente enorme prazer em usá-la, quando de sua alimentação, no processo de sucção. É preciso estimular também as boas sensações que se percebe no processo de higiene. Muitas mães pensam, de maneira equivocada, que estarão incomodando o filho se mexerem em sua boca. Ao contrário, se fizerem movimentos delicados e cuidadosos, a criança apreciará os leves toques empregados no momento da limpeza bucal.

Quando esse hábito não se instala precocemente, mais tarde, a criança poderá apresentar muita resistência, reclamar e até chorar para escovar os dentes e limpar sua boquinha. 


Como fazer

Trata-se de algo bem simples: o hábito generalizado ensina que basta envolver o dedo em gaze ou na ponta da fralda, embebida em água filtrada ou soro fisiológico, e com leveza limpar as gengivas e toda a parte interna da boca, com a finalidade de diminuir a ação e o número de microrganismos. 

Quando nascem os primeiros dentinhos, pode-se continuar a usar a gaze, esfregando-se bem o dente. No início da erupção, o uso da camomila é muito apropriado para acalmar a gengiva irritada. A escova será utilizada geralmente depois de um ano, porque estão nascendo os dentes de trás, molares, que têm superfície mais larga, chata e com reentrâncias, local que a gaze não consegue limpar."


Nenhum comentário:

Postar um comentário