quarta-feira, 7 de outubro de 2015

#Mãedemerda!




Alguns dias que venho tentando escrever esse post... Axo que comecei há uma semana atrás e não conseguia expor o que realmente queria dizer, ou melhor desabafar....
Amo passar os dias com o Henrique, cuidar dele e fazer tudo o necessário... Sei que até exagero as vezes na questão dar atenção demais ou colo demais... Mas de uns dias pra cá o sentimento de culpa ou o clássico #Mãedemersa tem me pegado de jeito... 
A gente sempre espera que vai conseguir  dar conta de tudo, que fará tudo da melhor maneira possível...praticamente impecável... Mas infelizmente a realidade é outra fofa!!!
Ninguém falou que seria fácil a amamentação... E é ela que tem me deixado um pouco pra baixo e chateada...
Desde o dia que fomos pra casa tive dificuldades para amamentar, tendo que recorrer ao complemento e tals, mas depois que o leite começou a descer pra mim o "problema" teria acabado ... Engano meu....
Meu pequeno é um amor de menino, relativamente não da trabalho a não ser que de uns tempos pra ká estava começando a chorar frequentemente, ficar irritado a maioria do tempo... Pra mim seria da personalidade dele e que iria passar... Mas isso querendo ou não deixa a gente estressada pois tudo que fazemos nunca ta bom ou resolve....
Desconfiava de que meu leite não estava sendo suficiente para ele, por ser fraco ou pouco..  Tentei falar pro pediatra dele na última consulta que havia percebido uma diminuíção na produção do mesmo... Mas a resposta foi que a amamentação só não acontece se eu não quiser ... Clássico tapa na cara!!! Como é que uma mãe não quer amamentar seu filho ? Então ta.... Única recomendação foi beber mais água e fazer com que ele mame no peito pra estimular ... Ok tenho feito isso ... 
A cada mamada dele, seja no peito ou mamadeira bebo água .... Em casa já ando com uma garrafinha vermelha do lado.... E tento fazer ele sugar por mais tempo possível... Mas tem dias que não rola... E a mamadeira tem sido mais frequente do que eu gostaria.... E como  consequência disso o interesse dele pelo seio tem diminuído, claro ele gosta do mais fácil ... Ah não ser quando o peito ta bem cheio e ele mama de boa... Mas pra isso acontecer leva umas 4/5 horas +-... 
Tento me manter calma para que não afete ainda mais a produção mas sempre o sentimento de culpa vem e me assola ... Principalmente a noite .... 
Me dói o coração ver ele chorar com fome, e a cada mamadeira que dou pra peço mil desculpas a meu filho por não estar conseguindo alimentá-lo como manda o figurino ... Muitas das vezes engulo o choro pra ninguém ver minha decepção .. .#Mãedemerda ... 
Pra quem ta de fora é fácil dizer que depende de mim querer ou que preciso decidir o que quero como se fosse fácil assim ... Como um apertar de botão e pronto, e se fosse que maravilha leite não iria faltar....
Não sei pelo fato de ter próteses pode estar prejudicando, se estou fazendo tudo errado ou querendo forçar demais meu corpo a algo que ele não consegue naturalmente... Mas o que mais gostaria é de conseguir manter um aleitamento materno exclusivo... 
Esse mês tenho retorno com o GO, veremos se ele me ajuda de alguma forma melhorar ou de vez me fala que não vai rolar mesmo a amamentação dos sonhos ... Ou quem sabe na consulta com a nova pediatra .... As vezes até um mastologista pensando em procurar... 
E não preciso de mais ajuda para me sentir culpada ou menos mãe que outras... Isso já consigo sozinha... Só preciso de um pouco de atenção e apoio... 
E se no final nada acontecer e que o veredito for de que o leite artificial for a única solução para nós? Não sei como eu vou me sentir de verdade... Mas espero fazer o melhor pra meu filho e que esse sentimento de #Mãedemerda vá embora logo...

13 comentários:

  1. Oi Kátia, não fique assim, a amamentação não é fácil para a maioria das mães, quando estava lendo seu post pensei aqui, será que aí na sua cidade não tem um bando de leite, ou um centro especializado em amamentação, com enfermeiras especializadas no assunto para te ajudar? Sempre ouvi dizer que estes lugares ajudam muito, de repente é um caminho. Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol... Sinceramente não tinha passado pela minha cabeça em pesquisar sobre banco de leite por aqui... A gente nem lembra de certas coisas tem horas.... Você me lembrando vi uma pontinha de esperança e me animou... Já peguei o endereço e o telefone e assim que voltar pra casa vou ligar me informando ... Eeeeee!!!
      Obrigada =) depois conto como foi!

      Excluir
    2. Oba! Depois quero saber!! Boa sorte!

      Excluir
  2. Capaz guria! Tu se esforça e isso te faz uma super mãe, uma mãe melhor que a maioria que não faz nenhum sacrifício pelo seu filho!
    Tu és guerreira e não da bola para esses médicos idiotas que nunca amamentaram na vida!

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio Gi.... E por todas palavras ... Ler comentários como o seu me da um aconchego, de amigas que me entendem!!! Bjs

      Excluir
    2. Sim, a minha sobrinha tinha alergia a derivados do leite, daí minha cunhada não podia comer nada que passava no leite, resultado: ela parou de amamentar.
      Então como eu disse, o teu esforço te faz uma super mãe!
      Bjus

      Excluir
  3. Sei que dizer o ara você não se sentir assim, talvez não ajude ou não adiante neste momento, deve ser bem difícil essa questão, mas algo te digo, siga a sua intuição, se acha que deve procurar uma ajuda mais especializada então procure, mal não vai fazer né. Quando estava internada na maternidade tive um cursinho sobre amamentacão e perguntei exatamente sobre o leite ser fraco e não sustentar o bebê, pois minha irmã havia passado por isso, e me responderam que não tem leite fraco se a mãe se alimenta bem, o que acontece é que a primeira parte que sai d o peito é água e minerais, então se o bebê chora muito a mãe pode tirar um pouco o leite (com bomba ou num copo) e dar o peito depois, pois o que fica é o que realmente alimenta. Não sei se isso na prática funciona porque ainda não ganhei minha bebê, mas não custa nada repassar né. Espero que tudo se resolva.

    Beijos,
    decidisermamae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história de leite fraco todos os medicos dizem não existir...mas a gente sempre fica com a pulga atrás da orelha, eu um pouquinho mais pq me lembro que tenho redução de estômago e sempre fui um poko anêmica por conta disso... Aí já viu as neuras que ficamos.... Ainda mais que sou marinheira de primeira viagem... Na próxima semana vou procurar alguma ajuda mais especializada ...como VC disse, mal não vai fazer ... Enquanto isso vou tentar tirar um pouco mais com a bombinha quem sabe estimulando mais um poko eles engrenem kkkk.. Bjs

      Excluir
  4. Amiga, aqui vai uma dica de uma mãe que passou pelo mesmo, e carrega até hoje o "peso" da filha ter largado o peito.
    PARE A MAMADEIRA!!
    Vc pode continuar com o complemento, mas tente dar na colher, copinho de café ou outro lugar que vc achar mais facil.
    Se vc continuar na mamadeira, vai acontecer a confusão de bicos, que eu só fui descobrir que existia quando recorri a todos os grupos de amamentação do facebook, quando percebi que minha filha estava largando o peito.
    Vai por mim.. se continuar na mamadeira, ele vai cada vez menos querer o peito!
    Quanto ao leite, eu tbm achava que os peitos tinham que ficar cehios para eles se satisfazerem. Mas não. A produção de leite só ocorre quando estimulado, ou seja, quando o bebê mama. Então relaxe.
    Deixe ele no peito o máximo possível, e só depois dê o complemento, para ele saber que o peito será sempre primeira opção.

    A culpa é inevitável. A gente se sente culpada por tudo, mesmo quando acertamos.
    Vc faz o melhor que pode, e é pro seu filho a melhor mãe que ele pode ter!!

    Espero que tudo dê certo.. =)

    Bjs

    www.maeporacaso.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é realmente isso que tem acontecido.. Ele ta confundindo os bicos, até quando troco por um bico com o furinho menor para que ele se esforce mais ele reclama e muito... Vou tentar mudar para o copo e ver se da certo... E sempre mesmo antes da mamadeira dou peito antes e deixo ele sugar por uma meia hora, que mais que isso ele já começa a me morder e machucar, mesmo sem dentinhos =( ... Tadinho deve ficar uma super confusão na cabecinha dele esse troca troca né!!! Obrigada pelo carinho... Bjs...

      Excluir
  5. Essa semana completo 27 semanas e o que mais tenho lido são esses relatos de dificuldades com a amamentação. Sei que deve ser doído, mas o que importa de verdade é que seu bebê esteja alimentado, seja com leite materno ou mamadeira. Vc está dando seu melhor e dane-se a opinião de quem está de fora. Só vc sabe do que passa aí na sua casa, com seu bebê no colo. Seu filho não será uma pessoa melhor ou pior por causa disso.Acho um absurdo o bullying que alguns radicais e fanáticos fazem com as mães nessas situações.
    Tudo vai dar certo e passar.
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela... Durante a gestação nos idelizamos muitas coisas de como vai ser isso ou aquilo... Amamentação pra mim tem sido mais complicada do que gostaria, mas vamos tentando que um dia a gente acerta hehehe... Obrigada pelas palavras de carinho e apoio!
      E parabéns pela princesa que vem aí... Que ela seja cheia de saúde ..pq amada com certeza já é... Bjs

      Excluir
  6. Oi Katia

    Eu iria comentar exatamente o que a Paulinha disse, confusão de bicos. É natural ele preferir o que dáenos trabalho. Isso não é culpa sua, faz parte da natureza.
    Um banco de leite vai te ajudar muito mais do que qualquer pediatra, pois lá o povo é realmente especializado no assunto, se não tiver vale até ver uma consultoria de amamentação, elas conseguem reverter a situação com absoluta certeza.
    Sabe que a maternidade é regada à culpa, sempre vai existir em temas variados. O importante é que isso não se torno algo que te vai te escravizar, aí você não consegue ir pra frente.
    Amamentar é dolorido demais no começo, e não importa se é o primeiro ou quinto filho, até o mamilo "calejar" é punk demais.
    Vai ter uma hora que vai ficar natural. Não desista, e isso por vcs, não pelos outros que acham que é automático. Eu mesma com meu primeiro filho usava aquela concha plástica 24 horas pra deixar o bico do seio no "jeito" pra pega. Só parei de usar quando eu me senti completamente tranquila, mesmo o povo me achando louca (tipo as parentes que sabem de tudo).
    Espero que vc consiga ajuda, que consiga dar complemento no copo e que logo logo vocês se encontrem.
    Boa sorte! Deus abençoe

    ResponderExcluir