segunda-feira, 15 de junho de 2015

Lavando a roupa

Como toda mãe de primeira viagem, queremos cuidar de todos os detalhes para a chegada de nossos filhotes.... eis eu aqui com quase 29 semanas e agora que resolvi começar a lavar as roupinhas do Henrique... como moramos em apartamento e a lavanderia não tem aquele grande espaço que gostaria esse processo foi dividido.... Isso porque as roupas mesmo que novas podem estar com poeira, ácaros e fungos, que vieram junto com elas... sabemos que em lojas de bebê ninguém resiste a colocar a mão.... Então é melhor tentar prevenir que algumas irritações ou alergias apareçam ....
E como toda "boa" mãe de primeira viagem, recorri ao Dr. Google e peguei dicas de como lavar  tudo adequadamente....


- Dispensar produtos químicos usados em roupas de adultos e até mesmo os produtos infantis, que devem ser utilizados somente a partir do quarto ou quinto mês, quando a pele do bebê fica mais resistente.

- Para os recém-nascidos, o mais recomendado é o sabão de coco ou neutro, que tem menos ácido e perfume na composição, portanto não causa alergia. Nada de amaciantes, alvejantes, sabão em pó comum ou removedor de manchas.

- Não há nenhuma contra-indicação em usar a máquina de lavar. Porém, para as peças mais delicadas, prefira a lavagem à mão. O mais importante é caprichar no enxágüe para que não fiquem resquícios do produto no tecido.  

- Separar a roupa do recém-nascido com as do resto da família. 

- Como as crianças de sujam muito nos primeiros meses e têm que trocar de roupas algumas vezes por dia, provavelmente o volume de roupinhas para lavar será grande.

- É indicado também ter baldes e/ou bacias só para as roupinhas do bebê, assim você evita o contato com produtos químicos ou de limpeza, que normalmente deixam resíduos nesses recipientes. Comprar baldes de cores diferentes facilita essa identificação. E caso você se pergunte para que usará baldes ou bacias já que pretende lavar as roupinhas na máquina, é para deixá-las de molho, quando necessário.

No final das contas, você tem duas opções:
– diluir o produto escolhido em água no balde e deixar as roupinhas um tempo de molho, enxagua-las, torcê-las e então pendurá-las no varal para secarem ao sol.
– lavar as roupinhas na máquina, com o produto escolhido (veja no rótulo as instruções de dosagem) escolhendo o ciclo para roupas delicadas (ou ciclo normal), centrifugar e pendurá-las no varal para secarem ao sol. Ou secá-las também na máquina ou secadora.

Em casa eu primeiramente higienizei a máquina com um ciclo de lavagem com o sabão especifico para roupinhas de bebê e água quente... depois enxaguei bem e fui colocando as roupinhas separadas por cores e tipos... depois de centrifugar bem deixei secando... ufa deu trabalho, mas agora já está quase tudo lavado, faltando apenas as fraldas de pano e alguns macacões... e até o papai entrou ajudou na tarefa... passou tudinho e eu fui guardando já nas gavetas, separados por tamanho.... Algumas peças lavei na mão mesmo, pois fiquei com medo que soltasse tinta e as mantas não quis correr o risco delas estragarem... 

Depois do chá quero finalizar tudo e em julho separar as roupinhas para levar a maternidade... já deixar tudo no jeito né!!
O jeito foi colocar a mão na massa e ir pro tanque, literalmente.... Bjss

4 comentários:

  1. Faz parte né?!

    Todo cuidado é pouco!

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão gostoso cuidar de tudo.. Ver q está chegando o dia de ter nosso pequeno nos braços ... Bjs

      Excluir
  2. Ah mas deve ser muito bom esse processo e o papai também participando que legal! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris é super gostoso..não via a hora de começar a lavar tudo ... Dá trabalho mas é super gostoso tbm... Hehe bjs

      Excluir