quinta-feira, 5 de março de 2015

14 semanas de gestação + resultado TN



Hoje completamos 14 semanas de muito amor.... como está passando rápido até dias atrás eu estava recebendo o meu Positivo! Quero aproveitar ao máximo toda essa fase..... 

No dia 12/02 fizemos TN, graças a Deus foi tudo bem e o resultado deu normal....pra alegria da mamãe.... admito que nos dias anteriores ao exame estava bem apreensiva, estava insegura e com medo de que tivesse acontecido algo com o bebê... mas ele(a) está todo(a) perfeitinho(a) e deu até pra ver se mexendo muito, ver as mãozinhas e pezinhos formadinho é tão lindo... sem contar que ouvir o coração acalma qualquer mãe .... 

Pesquisei sobre esse exame, o qual nem tinha ouvido falar, ele tem uma grande importância para descobrir se o bb tem algum problema....

A translucência nucal é um ultrassom de rotina, feito no primeiro trimestre da gravidez. Seu principal objetivo é ajudar a detectar o risco de síndrome de Down e outras anomalias cromossômicas, além de problemas cardíacos.
O objetivo principal, também chamado de ultrassom morfológico do primeiro trimestre, é medir um espaço específico na nuca do bebê, entre 11 e 14 semanas de gravidez. A partir de 14 semanas, não dá mais para fazer o exame, porque o espaço deixa de ser transparente na imagem do ultrassom.
Durante o mesmo exame, também se verifica a presença do osso nasal. A ausência desse osso pode ser mais um indicador de uma anormalidade.
O exame de translucência nucal não é um diagnóstico. Ele apenas dá indicações da possibilidade da presença de alguma síndrome ou malformação. Se a medida da dobra da nuca estiver acima da média, pode ser que o bebê tenha alguma anomalia, mas também pode ser que não.


 E como anda o bb aqui:

Da cabeça até o bumbum, seu bebê mede cerca de 9 centímetros de comprimento e pesa em torno de 45 gramas. 

O corpo agora cresce mais rápido que a cabeça. Esta semana, a pele, fina como um papel de seda, cobre-se de lanugo (um pêlo finíssimo e macio que costuma desaparecer antes do nascimento). As sobrancelhas e o cabelo começam a surgir, mas o cabelo pode mudar de cor e de textura depois que o bebê nascer. 
Nesta fase, o feto consegue fazer os movimentos de agarrar, franzir as sobrancelhas, fazer caretas e ficar vesgo. Talvez saiba até chupar o dedo. Os pesquisadores acreditam que esses e outros movimentos correspondam ao desenvolvimento de impulsos no cérebro. 

Sintomas dessa semana:
- Sono (parece que não durmo a muito tempo)
- Cansaço 
- Algumas cólicas
- Dor de cabeça (paracetamol algum que resolva, porém tive uma dica, compressa de água fria na testa, tem ajudado e muito)

E a barriga? tá começando a aparecer, bem discreta... tem dias que ela ta grande, mas nem sempre....acreditam que ainda não tirei nenhuma foto pra ir comparando depois? 
Mas gente tem como não amar um serzinho tão pequeno?  
Nessa US a médica nem cogitou em dar palpites, pois é muito pequeno então melhor esperar pelo próximo exame, que deve ser só em Abril (uhu! mês do meu niver! já penso no presentão? descobrir está aqui?) E ansiedade de mãe? como fica?

Bjos! Boa semana!!!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário