segunda-feira, 13 de abril de 2015

BC - Papeando Cazamigas - Ser Criança Ontem e Hoje!



Dia de Blogagem Coletiva!!! e essa semana eu fui indicada pela Fernanda, do blog http://maisque6.blogspot.com.br/  para escolher o tema dessa vez! Vamos lá então?


Sabemos que hoje em dia ser criança é totalmente diferente do que na nossa infância... Onde brincar na rua ainda era possível e se sujar era saudável...Não tinha essa de ficar o dia inteiro na frente da TV, computador ou jogando...Eu mesma fui ter meu 1ª computador com mais de 10 anos!!! Ao contrário de muitas crianças hoje, que com menos de 2 anos já tem Tablet, por exemplo... Hoje ser criança mudou muito!! 


Por isso, o que você sente falta da sua infância e que gostaria que seu filho(a) vivesse também? O que você pensa sobre tecnologia X crianças? 



Eu nunca fui uma criança que vivia brincando na rua, mas tinha dias que saia para brincar sim, brincava de bola, andar de bicicleta, jogar bolinha de gude, girar "pião", jogar taco, brincar na terra de escorregar com o papelão (quem nunca, voltou com a calça suja encardida e morrendo de medo da mãe brigar, não sabe o que é viver com emoção kkkkkk ) e se puder quero sim deixar meus filhos se sujarem (aiaiai olha a vingança chegando a galope, como minha mãe diria) quem sabe o pai ensinar a jogar taco (não precisa ter garrafa cheia de água viu mozão!) ver nossos pequenos dando as primeiras pedaladas sozinhos ... deve ser algo que vai ficar marcado na vidinha deles assim como ficou na minha! As melhores recordações que tenho de quando era pequena não está nada ligado a celular, televisão ou video-game!! e sim foram as noites que ficávamos todos deitados na sala e ouvindo histórias inventadas pelo meu pai ou das tardes que minha mãe me obrigava a sair da rua e ir pra casa tomar banho, pois já estava anoitecendo.... Quero que eles tenham lembranças como essas que tive e brinquem bastante...o tanto quanto possível... sei também que não vai ser igual a antigamente... mas no que for possível para que eles tenham suas próprias lembranças de uma infância feliz faremos!

A sobre a relação entre crianças e tecnologia acontece cada vez mais cedo. Tenho receio de que esse contato cause danos à educação dos meus pequenos e essa preocupação deve ser a mesma para a maioria das mães. Mas a tecnologia não é, em si, um problema, faz parte da vida de todo mundo, e vão fazer parte do mundo em que as crianças estão crescendo. A preocupação que eu tenho é de buscar formas de transformar as novas tecnologias em benefícios à educação e estímulo. Penso que deve haver um bom equilíbrio, acho muito cedo uma criança com 2 ou 3 anos já ter seu próprio Tablet ou seu próprio celular... eu não tive isso e cresci sem problemas.
Os novos aparelhos podem ser fortes aliados na educação, possibilitando acesso ao mundo da cultura, estimulando interesses e talentos variados, bem como estreitando os laços afetivos entre pais e filhos. Só que dar demais essa liberdade pra mim pode ser prejudicial, por isso deve ser bem controlada. Não quero que eles queiram apenas ficar em casa jogando ou vendo TV... bora lá pra fora brincar... ou até mesmo vamos brincar juntos... lembram das barracas que fazíamos na sala com lençóis? pq não ensinar nossos filhos a fazer uma!! 

E vocês meninas, o que gostariam que seus filhos não deixassem de experimentar? e o que pensam sobre a tecnologia na vidinha dos pequenos?

E para o tema da semana que vem eu indico a Ly... do blog Nossos Dias, nossa espera


2 comentários:

  1. Muito legal este tema, adorei!! :-)

    Bjão

    Carol
    http://derepentequerosermae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. ótimo tema. =D

    mom
    http://aguardandodestino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir