quarta-feira, 18 de março de 2015

Porque a ansiedade atrapalha a engravidar ?

Eu fui tentante durante quase 4 anos, e fiz diversos exames para ver se não tinha nenhum problema que estivesse atrapalhando para que a gravidez acontecesse. Sempre eles davam normais e o médico afirmava que estava tudo bem e dentro na normalidade.
Tentei diversas maneiras para controlar a ovulação. Temperatura basal, testes de ovulação, muco cervical, tudo em ordem, coito no dia certo e ............ nada. 
Mas sempre recebia a visita da Dona M e vinha junto frustração. Ai todos começam a falar que eu mesma era a vilã da história. 

Como assim eu mesma ?  A bendita ansiedade... quem nunca ouviu isso de alguma amiga, irmã, conhecida, médico e as vezes até da mãe ou da sogra!
A gente tenta desviar do assunto dizendo que não ta assim tão ansiosa a ponto de atrapalhar tudo... mas no fundo, fundinho a gente sabe que isso atrapalha sim... 

No começo eu estava super ansiosa para engravidar, e por conta disso mudei até minha rotina, meu foco e meus pensamentos....Exagerei mesmo....Parece que quando a gente decide tentar engravidar aparecem barrigas imensas de repente do nada e em toda parte, parece que o mundo todo resolveu engravidar só pra te afrontar e te provar que consegue antes de você. 

Passava horas e horas na frente do computador atrás de DICAS PARA ENGRAVIDAR. Se o marido não esta afim ou esta doente bem no dia da ovulação, ficava frustada , ele resolve ficar doente bem nesse dia, tem tantos outros. 

Esqueci literalmente de mim e só pensava em alguém que ainda nem existia. Todo o resto deixei em segundo plano. 
Deixei a ansiedade me dominar e ela diminuiu muito as minhas chances. Essa tal ansiedade , descontrolou meu hormônios, não era a toa que passei a ter ciclos irregulares. 

Eu já não curtia, como deveria, os momentos da minha relação com o marido. Quanto mais ansiosa nesse momento, maior quantidade de adrenalina é liberada, com isso nosso corpo todo  fica em estado de alerta, e a natureza  dele é reagir para atacar. E ao invés de facilitar complicamos tudo.
ansiedade pode impedir que a gestação progrida, caso ela ocorra. Se o stress for alto, pode confundir nosso organismo e não enviar quantidade necessária de progesterona para a evolução saudável da gravidez.

Cada ciclo temos apenas 20% de chances para conseguir a fecundação, e estando ansiosas isso cai para menos de 2%! Infelizmente a ansiedade atrapalha e muito na hora de engravidar... não é apenas papo... Não é nada fácil controlar nossas emoções, poucos meses antes de conseguir meu positivo eu fiz uma mudança radical na minha cabeça, decidi em voltar a fazer coisas só pra mim, ter um tempo só meu....o que me ajudou bastante... 
Não eu não deixei de ter o desejo de ser mãe e ele nem deixou de ser importante, apenas transformei ele de uma obsessão em um pensamento feliz... e que eu devia me preparar da melhor forma...continuei com as tentativas... deixei de me focar em datas especificas...fui relaxando... 
Toda semana tirava uma manhã pra me cuidar, fosse indo ao salão ou em casa mesmo... escolhi uma atividade física, que no meu caso foi a dança (faço um post sobre isso ok) e também comecei a procurar outros assuntos para me focar, que fosse na escola, trabalho ou viagem... até começamos a planejar uma nova para os EUA para o final do ano... e curti bastante... hoje tenho conseguido me controlar melhor, não significa que não fico mais ansiosa, fico sim, mas consigo contornar e ficar mais calma... penso que pirando de ansiedade não faz bem para meu filhote, que preciso me acalmar ...  

Vale a pena tentar, para que possamos curtir da melhor forma possível nossa gestação quando ela acontecer.... 

Bjs... 



5 comentários:

  1. Ai ansiedade =P Ainda preciso dessa fórmula para se desligar.

    mom
    http://aguardandodestino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Num é fácil mesmo né... sofri bastante no começo...e o pessoal tinha receio de que eu entrasse até em depressão por isso...tem que ter muito cuidado ... mas você consegue, não é do dia pra noite como gostariamos, mas com o tempo a gente aprende a lidar com ela...
    adorei a visita... bjs...

    ResponderExcluir
  3. Nem fala!
    Tão difícil, cada ciclo uma decepção, estou vivendo essa fase!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim essa fase faz parte da vida de qualquer tentante... é difícil, e como foi pra mim... mas por outro lado eu acredito que ela nos faça amadurecer como mulher, e que vai refletir de modo positivo quando nos tornarmos mães... Bjs...

      Excluir
  4. Somos vitimas da nossa própria ansiedade, só deu certo a mim quando desencanei!

    ResponderExcluir